Judô infantil: veja quais os benefícios

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O judô infantil é uma arte marcial milenar de origem japonesa. Ela tem se destacado como uma ótima escolha para o desenvolvimento integral das crianças.

| + Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Além dos benefícios físicos evidentes, essa prática também promove um impacto no aspecto emocional e moral dos pequenos judocas. Portanto, se você está buscando alguma atividade física para seu filho, o judô é uma ótima opção.

Continue a leitura para conhecer os principais benefícios e o porquê incentivar a prática do esporte com as crianças.

Quais os benefícios do judô infantil?

Quando escolher um esporte para seu filho é preciso considerar, além das horas de diversão, os benefícios para o desenvolvimento dele. O judô infantil garante diversas vantagens, tanto físicas quanto emocionais, para as crianças. Veja quais são:

Benefícios físico do judô

• Desenvolvimento Motor: O judô estimula a coordenação motora, equilíbrio e agilidade desde tenra idade.

• Força e Resistência: A prática regular fortalece os músculos, promovendo resistência física e melhoria na saúde geral.

• Flexibilidade: Movimentos específicos do judô contribuem para o aumento da flexibilidade das crianças.

Benefícios emocionais do judô

• Autoconfiança: A superação de desafios nas aulas de judô promove autoconfiança e autoestima nas crianças.

• Respeito e Disciplina: Alguns valores fundamentais do judô, como o respeito ao adversário e disciplina, são incutidos e incentivados desde cedo.

• Controle Emocional: A prática constante ensina as crianças a lidarem com emoções, promovendo o equilíbrio emocional.

Benefícios morais do judô:

• Ética e Fair Play: O judô incentiva o respeito às regras, ética esportiva e fair play, construindo uma base moral sólida.

• Solidariedade: A noção de trabalho em equipe e apoio mútuo é cultivada nas atividades judocas, promovendo solidariedade.

Quais são as faixas do judô infantil?

As faixas no judô representam o nível de habilidade e conhecimento do praticante. Assim, cada uma delas tem um significado, veja a seguir:

Branca

É a primeira usada por todos os praticantes de judô, não importa se são adultos ou crianças. Ela representa a inocência, a pureza e a falta de conhecimento.

Cinza

A faixa cinza vem depois da branca e é voltada para os judocas mais jovens, em geral, de até 15 anos. O objetivo dela  é preparar os praticantes para ingressar no sistema de faixas mais avançadas.

Azul

Representa a continuidade da aprendizagem do judoca. O azul é para representar o céu, simbolizando a vastidão e a amplitude do conhecimento do praticante.

Amarela

É a faixa usada por aqueles que já possuem algum conhecimento básico do judô. A cor amarela representa o sol nascente, que simboliza o início de uma nova jornada.

Laranja

É a faixa usada por praticantes que já possuem algum conhecimento técnico e estão aprimorando suas habilidades.

Verde

A faixa verde simboliza o equilíbrio alcançado pelo praticante de judô. É o distintivo usado por aqueles que atingiram um nível técnico intermediário. Além disso, a cor representa as árvores e as plantas, ícones do contínuo crescimento e desenvolvimento do judoca.

Roxa

A faixa roxa marca o final das faixas intermediárias, sendo obtida após a faixa verde. Essa conquista evoca sentimentos de respeito próprio, dignidade e autoestima, ao mesmo tempo que simboliza a busca por novos horizontes e o aprimoramento da espiritualidade.

Marrom

A faixa marrom simboliza a consolidação do conhecimento. É usada por praticantes que alcançaram um nível avançado de habilidade técnica. Representa a terra fértil, onde o praticante é capaz de cultivar e aprimorar sua técnica e conhecimento no judô.

Preta

A faixa preta é a mais alta graduação do judô. Por isso, é usada por aqueles mais experientes. Ela representa a maestria técnica e a experiência do praticante na arte marcial.

Vermelha

A faixa vermelha é reservada para os mestres de judô com mais de 9º dan. Ela transmite motivação, atividade e determinação. Como a graduação mais elevada do esporte, simboliza um domínio absoluto de todas as técnicas do judô.

A importância de escolas que incentivam o esporte:

Ao escolher uma escola que prioriza o incentivo ao esporte, os pais estão proporcionando às crianças uma jornada enriquecedora e formativa. Para isso, é preciso que elas contem com professores qualificados, estrutura e metodologia apropriada.